Skip to main content

Um Congresso com os olhos pregados no futuro

Falta pouco para a realização do 43º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que acontecerá de 20 a 22 de agosto próximos, no Rio de Janeiro. Maior do gênero na América Latina, no ano em que a ABPI comemora os seus 60 anos de existência, o Congresso acontece sob o signo do futuro. Não é coincidência que a abertura do evento, no domingo, 20, terá como keynote speaker a estrategista de tecnologia Crystal Washington, listada pela Forbes entre as 50 principais futuristas femininas globais. Mas, tem muito mais.

Durante três dias, renomados especialistas, do Brasil e do exterior, estarão reunidos para debater, sob o viés da Propriedade Intelectual – marcas, patentes, direito autoral, transferência de tecnologia, desenho industrial –, os temas mais relevantes que impactam a sociedade contemporânea: diversidade e inclusão social, inteligência artificial, inovação, economia, entre outros.

Não é exagero afirmar que os participantes do Congresso deste ano, que ocorrerá em formato híbrido (presencial e online), integram a nata mundial da Propriedade Intelectual. A começar por Kathi Vidal, a número um do USPTO (United States Patent and Trademark Office), o segundo maior escritório de Propriedade Intelectual do planeta, com mais de 13 mil funcionários e um orçamento anual de mais de US$ 4 bilhões.
Entre as presenças ilustres do Congresso no campo jurisdicional destaca-se a do ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), convidado do almoço-palestra, na segunda-feira, 21, sobre “Mídias Sociais, Inteligência Artificial e os desafios para o Direito”. Outra presença emblemática nesta seara é o de Klaus Grabinski, presidente do Tribunal de Apelação da Unified Patent Court (UPC), que palestrará, na terça-feira, 22, no Painel 8, sobre a atuação deste tribunal.

No âmbito regulatório da PI cabe ressaltar a palestra do presidente do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Júlio César Moreira, sobre o “Plano Nacional de PI”, na Plenária I, na segunda-feira, 21.
A presença de representantes de think tanks do mundo da Propriedade Intelectual só confirma a importância do Congresso. Etienne Sanz de Acedo, CEO da INTA (International Trademark Association), a maior associação de marcas do mundo, falará na terça-feira, 22, na Plenária 2, sobre “Propriedade Intelectual do Futuro” ao lado de Sherif Saadallah, diretor-executivo da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).

O presidente da LIDC (Liga Internacional de Direito da Concorrência), Christophe Rapin, é o palestrante do Painel 3, na segunda-feira, 21, com o tema “Digital Services Act e Direito da Concorrência”. O mesmo painel contará com a procuradora-chefe do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Juliana Domingues.

O Congresso, cujo tema-âncora é “PI como indutora da igualdade social”, está bem representado por Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Bulgarelli, convidado do almoço-palestra, na terça-feira, 22, sobre “LGBTQIA+: respeito aos direitos e ambiente inclusivo como promotores da equidade”. O evento, exclusivo para os inscritos na modalidade presencial do congresso, foi organizado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPI.

Os nomes citados não esgotam os participantes de peso do 43º Congresso. Teremos muitas outras estrelas de primeira grandeza presentes ao evento, entre autoridades de governo, membros do judiciário, acadêmicos e representantes de empresas, como Bayer, Embrapa, ArentFox, Ericsson, UPL, Globo e Motion Picture, entre outros.

Confira a grade completa de palestras e todos os destaques do evento.

VOLTAR PARA NOTÍCIAS