Skip to main content

4ª edição do Prêmio Patente do Ano da ABPI

A ABPI organiza pelo quarto ano consecutivo o Prêmio Patente do Ano que tem o objetivo de valorizar profissionais e empresas que reconhecem a importância da Propriedade Intelectual. Este ano podem concorrer pedidos deferidos ou patentes concedidas em vigor, depositados no Brasil e destinados à promoção da igualdade social. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

O Prêmio será entregue durante o 43º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que será realizado de 20 a 22 de agosto, no Rio de Janeiro. Os vencedores serão agraciados com placas de reconhecimento e receberão um ano de associação gratuita à ABPI.

A primeira edição do Prêmio, em 2020, contemplou a Melhor Patente Aplicada ao Covid-19. Os premiados foram Marcos Pinotti Barbosa (in memorian), Shirley Lima Campos, Cleysson Bruno Santos Vimieiro e Daniel Neves Rocha, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Eles se destacaram no desenvolvimento de solução inventiva para o Método e Sonda de Aspiração Endobronquial de Secreções.

Em 2021, a segunda edição premiou patentes que contribuíram para o desenvolvimento econômico sustentável. O Prêmio foi conferido à Cargill, Incorporated (USA) – representada por sua advogada de Propriedade Intelectual, Eila Mota – e aos inventores Ricardo Chagas da Silva e Hélio Haruo Ushijima. Eles desenvolveram a patente “Aditivo Anti-formação de poeira, processo para a fabricação do aditivo de poeira e fertilizantes e método para reduzir a emissão de poeira na indústria de mineração”.

No ano passado, a 3º edição focou a inovação para o bem-estar do ser humano. A patente vencedora foi “Tecido Controlador Térmico, processo de obtenção e uso”, conferida aos titulares: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e aos inventores Eliane Ayres; Rosemary Bom Conselho Sales; Priscila Ariane Loschi e Rodrigo Lambert Oréfice.

Todas as edições tiveram o apoio do INPI.

Participe e acesse os links para inscrição:

Associados ABPI – http://app.abpi.org.br/evt/L/patentedoanoabpi2023

Visitantes – http://app.abpi.org.br/evt/patentedoanoabpi2023

VOLTAR PARA NOTÍCIAS